Curso gratuito

Escrita de Romance Policial

escrita-de-romance-policial
escrita-de-romance-policial
escrita-de-romance-policial

Informações

A partir de:
Este curso é gratuito!

Aula Toda
terça
Horário
19h – 21:30h
Duração
10H – 4 aulas
Encontros
29/05, 05/06, 19/06 e 26/06

Capítulo 1 • 
25 detetives, um livro

Quase uma convenção de escritores (e uma ideia muito, muito maluca)

A ideia do curso de escrita de Romance Policial é que em quatro aulas os alunos escrevam um livro inteiro. Sim, é isso mesmo que você leu, um livro inteirinho. Com começo, meio e fim. Em conjunto, um grupo de escritores vai organizar o esqueleto de um romance policial e vai desenvolver e selecionar, coletivamente, quais vão ser os acontecimentos centrais da narrativa (seguindo, é claro, um conjunto de regras pré-estabelecidas).

Cumprido o objetivo de listar a sequência de eventos que vai conduzir a narrativa, cada aluno fica encarregado de escrever um capítulo do livro. Ao final, todos os capítulos do romance policial serão unidos e essa história-meio-monstro-de-Frankenstein vira um ebook lindão, que vai circular de forma gratuita pelas internets.

Que tal escrever um romance em um mês?

Maikon Augusto Delgado | Seu professor
Maikon Delgado é escritor, tradutor e revisor de textos. Sua mãe dizia que ele é barriga-verde, mas ele insiste em dizer que é curitibano quase da gema. Graduou-se em Letras pela UFPR. Possui mestrado bilateral em Estudos Literários & Estudos Lusófonos pela UFPR/Université Lyon II, com pesquisa sobre a recepção de romances policiais (é fã dos escandinavos, sobretudo de Henning Mankell). Está inserido no mercado de trabalho das letrinhas há mais de dez anos, com experiência em jornais, editoras e agências de publicidade. Sente-se empolgado com esse monstrinho Frankenstein que está por vir ao mundo, venha ele como vier: sem pé nem cabeça ou com uma arma na mão…

Capítulo 2 • 
Quem matou Roger Ackroyd?

Não adianta se fingir de morto, o negócio aqui é escrever

O

curso de escrita de Romance Policial vai acontecer em quatro encontros. No primeiro deles, será apresentado um Dossiê do Romance Policial, e logo depois já mergulhamos na criação coletiva da história. Depois, mais três encontros com a mão-na-massa. Embora a massa, nesse caso, esteja ligada a massa encefálica, ou seja, muita mão na cabeça secando as gotas de suor para planejar tudo nos mínimos detalhes (o que é necessário esclarecer quando a gente está falando de reunir pessoas para planejar um assassinato, ainda que seja só na ficção).


PALESTRA • Dossiê do Romance Policial

O que você sabe sobre romance policial? Neste primeiro encontro, além de conhecermos todo o grupo que vai escrever o romance junto, o professor Maikon vai fazer um apanhado geral do romance policial, entendido como gênero literário, desde sua origem até o seu desenvolvimento atual, para ajudar os escreventes a ter uma noção ampla e introdutória do cânone que já existe. Olha os temas que vão rolar na palestra:

• A origem do romance policial – Edgar Allan Poe e os Assassinatos da Rua Morgue
• Outras possíveis origens (França, Escandinávia)
• Golden Age do romance policial norte-americano (Chandler, Hammett, etc.)
• Do outro lado do Atlântico (romances britânicos e europeus, dois eixos importantes da criação policial)
• Possíveis elementos mutáveis dentro do gênero
• Romance policial hoje em dia (1990 a 2010)


O CURSO • Como esquartejar um romance policial

Escrever um romance de maneira coletiva pode ser um exercício complexo. Cada pedacinho precisa se encaixar no pedacinho seguinte, e para isso, existem regras. Elas serão apresentadas e discutidas em detalhes. Depois, a gente desmembra tudo, revira todas as pastas e abre todas as gavetas para encontrar as melhores ideias e caminhos para a narrativa. Quando a história começar a se desenhar, vamos pensar na estrutura do romance policial.

• Crime, vítima, policial, perseguição, (captura) criminoso, redenção(?)
• Tríade criminoso-vítima-policial
• Cronologia temporal da trama, cronologia da narrativa
• Criação dos personagens
• Criação da trama, do começo ao fim
• Organização da narrativa com base na cronologia da trama
• Estrutura dos capítulos – descrição detalhada do que precisa aparecer em cada um dos capítulos para que se possa pôr no papel o que a narrativa demanda naquele capítulo

Imagine que cada item desse é uma boneca russa. Para que consigamos desvendar todas as camadas, será necessário um trabalho coletivo verdadeiramente detetivesco. Já é suficiente para te convencer de que você não pode perder o curso de escrita de Romance Policial?

Um recado num papel chamuscado, encontrado na cena do crime. Lê-se:

Cada participante, ganhará uma cópia do livro A Mão que Acaricia Também Apedreja, romance policial de estreia do Maikon Augusto Delgado, o professor desse curso. O projeto foi realizado com o apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba. O curso é uma contrapartida do projeto em questão. Uma forma que o autor encontrou para compartilhar sua experiência de estudo e escrita com pessoas interessadas pela literatura policial.

Gostou do curso de Escrita de Romance Policial e quer se inscrever? Preencha seu cadastro!

Perguntas que você pode estar se fazendo

Se fizer o curso de Escrita de Romance Policial, ganho certificado?

Sim! A Escrevo emite certificado para todos os cursos de escrita e palestras ministrados, inclusive para esse, de Escrita de Romance Policial.

Qual a duração do curso de Escrita de Romance Policial?

O curso de Escrita de Romance Policial tem duração de 10 horas.

Algum software é utilizado no curso de Escrita de Romance Policial?

Nós podemos recomendar uma série de softwares, mas as às vezes lápis, papel e o bom e velho word resolvem. No curso de escrita de Romance Policial, os alunos podem usar o software com o qual se sentirem mais confortáveis de trabalhar, desde que tenham a licença de uso.

Onde fica a Escrevo?

Se você decidir que quer fazer o curso de escrita de Romance Policial suas aulas serão na Rua Pedro Collere, 67 – Vila Izabel. Em Curitiba, no Paraná.

Ganharei algum material apostilado do curso de escrita de Romance Policial?

O curso de escrita de Romance Policial não possui apostila. Todo o material que será lido e todos os exercícios feitos em aula serão disponibilizados de forma digital.

Como posso conseguir um desconto para fazer um dos cursos de escrita?

Ei, nada de desconto! O curso de Escrita de Romance Policial é gratuito ♥

Tem estacionamento na Escrevo?

A Escrevo fica numa casa, na Vila Izabel. É numa rua bem tranquila, então você pode parar o seu carro na frente da casa 🙂

Preciso de algum material para fazer o curso de Escrita de Romance Policial?

Aquele conjuntinho básico de quem faz cursos de escrita: papel e caneta (e se você não for dos viciados em caderninho e canetas de ponta fina, temos sulfite e esferográficas por aqui).

Endereço da Escola

Escrevo • Escola de Criação Ficcional
Telefone: (41) 3077 1604
Endereço: Pedro Collere, 67. Vila Izabel – Curitiba – PR – 80320-320
Email: oi@escrevo.etc.br