Curso

Estrutura de Roteiro

Curso de Estrutura de Roteiro
curso-de-criacao-universo-ficcional
curso-de-storytelling

Informações

A partir de:
R$ 177,50 / Mensais

Aula Todo
DOMINGO
Horário
14h – 17H
Duração
54H – 18 aulas
Início
12 de agosto

Cena 1 • 
Sala de Aula (Curso de Roteiro)

INT. Tarde

Quando você pensa em um curso de escrita de roteiro, qual é a primeira palavra quem vem à sua cabeça? Grandes chances de ser estrutura, né? Mesmo que você seja um fã do Charlie Kaufman, idolatre o Aaron Sorkin, ou tenha pavor da Shonda Rhimes (só pra citar três roteiristas muito estudados hoje em dia), não dá pra fugir do fato de que boa parte dos roteiristas escreve com a consciência de que existe uma estrutura narrativa que rege não só os roteiros, mas uma quantidade impressionante de livros, filmes, jogos e de outros tipos de histórias que são contadas tanto no oriente quanto no ocidente.

Bom, sabendo que essa estrutura narrativa de roteiros existe, o que a gente pode fazer com ela? Fácil: Entendê-la. Aprendê-la. E dominá-la. Esse é o objetivo desse curso: analisar, durante 18 aulas, uma série de roteiros e de filmes e fazer com que você perceba o que as narrativas têm em comum para que você possa aprender a criar a sua própria história em três atos.

Bora escrever um roteiro de longa-metragem inteiro?

Gabriela Antonia Rosa | Sua professora
Gabriela é escritora, roteirista, bibliófila e graduada em Letras na UFPR, com especialização em Escrita Criativa pela PUC-RS. Apaixonada por narrativas desde antes de aprender a ler, nos últimos anos ela tem dedicado seu tempo ao estudo das conexões entre a literatura e o cinema. Quando não está às voltas com roteiros, editais ou preocupada com os textos que produz carinhosamente para a Escola Revolution, ela escreve contos e organiza eventos literários. Seus textos já ganharam alguns prêmios literários e receberam destaque do coletivo Leia Mulheres e do Sweek. Seu conto Travestido, integra a coletânea Novas Contistas da Literatura Brasileira, organizada pela Editora Zouk.

curso-estrutura-roteiroGustavo Ribeiro | Seu professor
Gustavo Ribeiro é roteirista e modelador 3D, graduado em Artes Visuais pela UFPR. Em 2014, participou da elaboração do curta de animação Retratos de Lembranças (contemplado pelo edital PROFICE), projeto que atualmente está em execução. É um dos fundadores da produtora Fish Films, com sede em Curitiba. Atualmente, trabalha como roteirista e é professor da Escola Revolution, onde difunde todo o seu vício por efeitos especiais. Dentre outras qualidades, ele tem a honra de ser irmão da Gabriela, a outra professora deste curso (mas não deixem ele ver que ela escreveu isso aqui).

curso-de-escrita-de-roteiroHugo Mengarelli | Seu professor
Hugo Mengarelli é argentino, formado em Jornalismo e Educação Artística. Em Buenos Aires, estudou teatro e cinema. Fez especialização em Semiótica na UFPR e Mestrado e Doutorado na ECA-USP. Foi o responsável pela criação do Grupo de Teatro da UFPR: PalavrAção (1995) e também pela criação do curso de Formação de Atores da Escola Técnica da UFPR (1999). Hugo atuou como crítico de cinema e teatro na Gazeta do Povo de 79 a 85. Ainda, é realizador de filmes em super 8 e 16 mm. Entre eles estão “O Besouro”, “O Mágico”, “Roça”, “19 de dezembro de 1912” e “Uma viagem em Vitrais”. Entre seus livros publicados estão Incrível Retorno do Cavaleiro Solitário (UFPR, 1997), Ética e Estética do Ator: uma questão de desejo (Cia de Freud, 2014) e Tristeza de un doble A (Arte e Letra, 2017). Um currículo de dar inveja, né?

Cena 2 • 
Luz, Câmera… Roteiro!

No começo de todo filme existe um roteirista com insônia na frente de uma página em branco

A gente (e aqui falamos enquanto Gabriela & Gustavo) vai entender se você achar que esse negócio de estrutura de roteiro é muito, digamos assim, overrated. Mas se você quer começar a estudar roteiros e quer saber, principalmente, como escrever roteiros, garantimos que aprender essa estrutura é uma das melhores maneiras de criar a sua história — se alguém pensou, testou e provou que existem princípios (e não fórmulas) que funcionam, por que ignorar isso? Aceitar esses princípios é o passo nº1 no início da sua jornada como roteirista. No passo nº2 você vai aprender que a gente acredita que toda forma nasce exclusivamente para ser subvertida (mas é possível que isso seja um outro curso).

Dá uma olhada na divisão de módulos do curso de Estrutura de Roteiro:


Módulo 1 • Enredo
Aulas 1 e 2

• Bem do começo: Aristóteles e as noções de Começo, Meio e Fim
• É Campbell (mas não é sopa e nem é mole): A Jornada do Herói
• Seus novos dez mandamentos: como estabelecer os dez acontecimentos mais importantes da sua história
• Mundo Interno vs. Mundo Externo: conflitos ou continuidades?
• O que é e como definir o Arco do Protagonista


Módulo 2 • Estrutura do discurso

Aula 3

• Relato, narração e discurso: a diegese
• História ou estória? Uma reflexão sobre a ficção
• O gozo da escrita vs. o gozo da criação: uma grande diferença
• Diferenças entre Roteiro Literário e Roteiro Técnico


Módulo 3 • Definindo Conceitos e Pensando em… Ganchos

Aulas 4 e 5

• Sobre o que se escreve: Gêneros, Mistura de Gêneros, Intertextualidade e Sub-gêneros
• Bate-bola-jogo-rápido: É possível criar uma história diferente a partir dos mesmos princípios?
• Papel no lixo é uma ova: Reciclando ideias + Brainstorm para Imaginações Estéreis 
• Hora do vamo-ver: Testando os conceitos e ganchos da sua história


Módulo 4 • Personagens

Aulas 6 e 7

• Trabalhando com arquétipos
• Onde seu foco tem que estar: construindo o seu protagonista
• Nemesis (ou: TÃDÃ, o antagonista)
• Atração, Mentoria e Trapaça: o melhor amigo, a companheira fiel, o professor aposentado, o ex namorado e todo mundo que gira em torno do protagonista
• Os paradigmas e obstáculos do protagonista
• Núcleos narrativos: alternância entre protagonistas


Módulo 6 • Personagens e Estilo de Escrita

Aulas 8 e 9

• Mastigadinho: os elementos da escrita de roteiro
• Trabalhando a voz narrativa – Parte I (gêneros)
• Trabalhando a voz narrativa – Parte II (mistura de gêneros e sub-gêneros)
• Escrita é: psicologia, imagem e ação (não o jogo hahah)


Módulo 7 • O evento e a verdade
Aula 10

• O indecidível e o indiscernível do evento e a “nova verdade”
• O evento e emergência de um sujeito
• O evento como ruptura e descontinuidade
• Evento: o taumaston aristotélico e a Verfremdung brectiana


Módulo 8 • Diálogos

Aulas 11, 12 e 13

• Um fala depois do outro? Introdução à escrita de diálogos
• Removendo a sua própria voz do texto: como encontrar a voz de cada personagem
• Propósito e sub-textos: falando nas entrelinhas
• Como dizer sem dizer nada: dando significado aos silêncios
Piá do djanho, tá virado hoje, né?: identificando e utilizando elementos de oralidade em diálogos


Módulo 9 • Cena

Aulas 13 e 14

• Quase um diretor: definindo os tipos de cena
Quem somos, pra onde vamos?: objetivo estrutural e objetivo emocional
• Costurando: ajustes no começo, meio e fim de cada cena
O que estou fazendo aqui?: analisando o propósito dos personagens
• Equilibrando tretas: destacando os conflitos de cada cena


Módulo 10 • Tema

Aula 15

• Adensando a história: Como definir o tema?
• Tema como conceito
• Tema como foco
• Tema como amuleto
• Tema como motivo
• Tema como momento


Módulo 11 • Tempo

Aula 16

• A diferença entre estar no momento vs. escrever no momento
• Presente-passado: Background e Storytelling não-linear
• Presente-futuro: Destino e Direcionamento da Narrativa
• Vários-conceitos-com-nome-em-inglês-que-talvez-você-queira-usar-na-sua-história: Set-ups, Payoffs e Callbacks
• Um verdadeiro editor: Montagem e séries de shots
• Pretérito Perfeito e Futuro do Pretérito: Flashback e Flashforward


Módulo 12 • Felizes para sempre?

Aulas 17 e 18

• Apresentação e discussão de todos os roteiros escritos pelos alunos da turma

Cena 3 • 
Conteúdo extra

Um curso que se preza se justifica quando coloca as aulas no domingo

O curso de Estrutura de Roteiro não é no domingo por acaso. A ideia é que de manhã (das 10:30 às 12:30) nós tenhamos tempo para assistir e analisar alguns filmes e roteiros. É meio que uma atividade extra-classe, já que essas horas não entram na contagem de horas desse curso de escrita e que as conversas sobre os filmes e roteiros são abertas ao público.

(Ah, e claro, esses encontros não são obrigatórios e também não vão acontecer todos os domingos, então você ainda pode aproveitar sua noite de sábado para beber no largo da ordem até desmaiar — talvez seja uma história boa o suficiente para render um filme.)

Se você está se curioso pra saber quais filmes e roteiros estão planejados para esse curso de escrita, escreve pra oi@escrevo.etc.br que a gente te envia a ementa mais-que-completa por email.

Gostou deste curso? Cadastre-se gratuitamente que a gente te liga!

À VISTA

R$ 1840,00 

5X no Boleto

R$ 387,00 / Mês

12X no Cartão

R$ 177,50 / Mês

Perguntas que você pode estar se fazendo

Se fizer o curso de Estrutura de Roteiro, ganho certificado?

Sim! A Escrevo emite certificado para todos os cursos de escrita e palestras ministrados, inclusive para esse, de Escrita de Roteiro.

Qual a duração do curso de Estrutura de Roteiro?

O curso de Estrutura de Roteiro tem duração de 56h.

Algum software é utilizado no curso de Estrutura de Roteiro?

Nós recomendamos o Celtx, mas no curso de Estrutura de Roteiro os alunos podem usar o software com o qual se sentirem mais confortáveis de trabalhar, desde que tenham a licença de uso.

Onde fica a Escrevo?

Se você decidir que quer fazer o curso de Estrutura de Roteiro suas aulas serão na Rua Pedro Collere, 67 – Vila Izabel. Em Curitiba, no Paraná.

Ganharei algum material apostilado do curso de Estrutura de Roteiro?

O curso de Estrutura de Roteiro tem uma apostila com os conteúdos básicos trabalhados no curso. Todo o material que será lido e todos os exercícios feitos em aula serão disponibilizados de forma digital.

Como posso conseguir um desconto para fazer um dos cursos de escrita?

Todas as turmas da Escrevo têm uma das vagas dedicadas a pessoas em situação de fragilidade econômica ou que por algum motivo particular não possam arcar com os custos do curso. Se você acredita que se encaixa nessa situação, entre em contato através do email oi@escrevo.etc.br.

Tem estacionamento na Escrevo?

A Escrevo fica numa casa, na Vila Izabel. É numa rua bem tranquila, então você pode parar o seu carro na frente da casa 🙂

Preciso de algum material para fazer o curso de Estrutura de Roteiro?

Aquele conjuntinho básico de quem faz cursos de escrita: papel e caneta (e se você não for dos viciados em caderninho e canetas de ponta fina, temos sulfite e esferográficas por aqui).

Endereço da Escola

Escrevo • Escola de Criação Ficcional
Telefone: (41) 3077 1604
Endereço: Pedro Collere, 55. Vila Izabel – Curitiba – PR – 80320-320
Email: oi@escrevo.etc.br