Etcetera

Faça uma residência literária em Santa Catarina

E

se você recebesse 10 mil reais para dedicar todo o seu tempo à escrita daquele livro que você está gestando só em pensamento há meses? Parece coisa de filme, de programas de universidades europeias ou norte-americanas, mas esse sonho agora é possível aqui no Brasil, em Santa Catarina.

O projeto pioneiro lançado pelo SESC do estado pretende suprir uma demanda de criação e desenvolvimento de projetos do setor cultural, já que as residências literárias já são bem comuns no restante do mundo. O edital lançado pelo SESC é destinado a escritores que têm um livro em fase de desenvolvimento e que gostariam de fazer uma residência literária de dois meses em Florianópolis ou Blumenau. A residência permite que os autores possam se dedicar exclusivamente à obra e a algumas programações determinadas pela instituição.

Para se candidatar ao programa de residência literária os autores precisam ter de dois a oito livros publicados (em seu próprio nome, é claro) e também é necessário enviar um texto ficcional de até 20 páginas, para que os jurados possam avaliar qual texto apresenta o maior potencial. Serão aceitos textos de crônicas, de contos, de poemas ou romances, desde que nunca publicados em livros, revistas ou na internet. Ainda, no ato da inscrição o autor deve propor uma contrapartida social para a formação de escritores e/ou leitores, que será organizada nas unidades do SESC de Santa Catarina durante o período de residência literária.

SELEÇÃO

Ao final do prazo de inscrições serão selecionados dois projetos. Os vencedores, além de receberem a residência no Hotel SESC Cacupé em Florianópolis ou no Hotel SESC Blumenau, ganharão uma bolsa mensal de cinco mil reais (R$5000) durante o período de residência literária, que vai de 15 de maio a 15 de julho de 2018. O resultado e a divulgação dos selecionados será feita no site do SESC e nas redes sociais no dia 15 abril. Consulte o edital e todos os pré-requisitos:

Inscrições para a Residencia Literária
De 31 de janeiro a 05 de março de 2018
Edital: Residência Literária em Santa Catarina
Formulário completo no site: www.sesc-sc.com.br

E aí, vamos nos inscrever, Escreventes?

p.s.: se você não tem um projeto de escrita tão desenvolvido assim, talvez seja uma boa você dar uma olhada no curso de Criação de Universos Ficcionais! Quem sabe você não participa da residência literária do SESC no ano que vem?

CADASTRE O SEU EMAIL PARA RECEBER MAIS TEXTOS DA ESCREVO ♥