Etcetera

Leia os roteiros dos filmes indicados ao Oscar 2018

Q

uando a gente senta na sala de cinema e assiste a um filme, nem sempre a gente pensa no processo de criação que está por trás da criação da história que vemos. Invariavelmente, esse processo de criação começa com a escrita de um roteiro. É verdade que depois do storyboard, do trabalho de cinematografia e de fotografia e, ao final, do trabalho de edição, a forma toda de um longa pode ser muito alterada e se apresentar na tela de uma maneira bem diferente da que estava no papel. Muito embora não seja regra que um roteiro bem escrito vá, com certeza, resultar num filme bom, não é raro que por trás de um filme bem recebido pela crítica exista um roteiro primoroso, geralmente trabalhado à exaustão.

Vamos conhecer, então, os textos que estão por trás dos filmes indicados às categorias de Melhor Roteiro Original e Melhor Roteiro Adaptado do Oscar de 2018?

Melhor Roteiro Original • Oscar 2018

Doentes de Amor (The Big Sick)

roteiro de Emily V. Gordon & Kumail Nanjiani
melhor-roteiro-original

O comediante paquistanês Kumail Nanjiani e a estudante de pós-graduação Emily Gardner se apaixonam, mas encontram um impasse no momento em que suas culturas se chocam. Quando Emily contrai uma doença misteriosa, Kumail se vê forçado a enfrentar seus pais, as expectativas de sua família e seus verdadeiros sentimentos.

Leia o roteiro do filme em inglês: The Big Sick

Corra! (Get Out)

roteiro de Jordan Peele
melhor-roteiro-original-get-out

Um jovem aceita um convite viajar e conhecer os pais da sua namorada em uma das propriedades da família, que fica em uma floresta isolada. Parece a promessa de um final de semana tranquilo mas, em pouco tempo, o ambiente amigável e educado dá lugar a um pesadelo sinistro.

Leia o roteiro do filme em inglês: Get Out

Lady Bird – A Hora de Voar (Lady Bird)

roteiro de Greta Gerwig
melhor-roteiro-original-lady-bird

Em 2002, uma garota de dezessete anos está no último ano do ensino médio e, além de enfrentar problemas financeiros e escolares para conseguir entrar nas universidades que deseja, tem que lidar com uma série de questões familiares e amorosas. O filme se passa em Sacramento, Califórnia.

Leia o roteiro do filme em inglês: Lady Bird

A Forma da Água (The Shape of Water)

roteiro de Guillermo Del Toro e Vanessa Taylor
melhor-roteiro-original

Em um centro de investigação secreto na década de 1960, uma zeladora muda e solitária começa a se relacionar com uma criatura desconhecida que está sendo estudada em laboratório, mantida em cativeiro.

Leia o roteiro do filme em inglês: The Shape of Water

Três Anúncios Para um Crime (Three Billboards Outside Ebbing, Missouri) 

roteiro de Martin McDonagh
melhor-roteiro-original

Uma mãe desafia pessoalmente as autoridades locais ao colocar, em uma rodovia, outdoors que questionam o estado da investigação do assassinato de sua filha quando os policiais não conseguem descobrir quem são os culpados.

Leia o roteiro do filme em inglês: Three Billboards Outside Ebbing, Missouri

Melhor Roteiro Adaptado • Oscar 2018

Artista do Desastre (The Disaster Artist)

roteiro de Michael H. Weber e Scott Neustadter
melhor-roteiro-original

Quando Greg Sestero, um aspirante a ator de cinema, conhece o estranho e misterioso Tommy Wiseau em uma aula de atuação, eles formam uma amizade única e viajam para Hollywood para tentar tornar seus sonhos realidade. O filme foi inspirado no clássico The Room (2003).

Leia o roteiro do filme em inglês: The Disaster Artist

Me Chame Pelo Seu Nome (Call Me by Your Name)

roteiro de James Ivory, Luca Guadagnino e Walter Fasano
melhor-roteiro-original

No norte da Itália, em 1983, Elio, de dezessete anos, inicia um relacionamento com a visita de Oliver, assistente de pesquisa de seu pai, com quem liga sua sexualidade emergente, sua herança judia e uma sedutora paisagem italiana.

Leia o roteiro do filme em inglês: Call Me by Your Name

Logan (Logan)

roteiro de Scott Frank, James Mangold e Michael Green
melhor-roteiro-original

Em um futuro próximo, um Logan cansado cuida de um professor Xavier doente, em algum lugar da fronteira dos Estados Unidos com o México. No entanto, as tentativas de Logan de se esconder do mundo e de renegar o seu legado são reviradas quando uma jovem mutante chega, perseguida por pesquisadores dos genes mutantes.

Leia o roteiro do filme em inglês: Logan

A Grande Jogada (Molly’s Game)

roteiro de Aaron Sorkin
melhor-roteiro-original

O filme conta a verdadeira história de Molly Bloom, uma esquiadora da classe olímpica que dirigiu o jogo de poker mais exclusivo do mundo e tornou-se um alvo do FBI.

Leia o roteiro do filme em inglês: Molly’s Game

Mudbound – Lágrimas sobre o Mississipi (Mudbound)

roteiro de Virgil Williams, Dee Rees, e Hillary Jordan
melhor-roteiro-original

Depois da Segunda Guerra Mundial, dois homens voltam para casa para trabalhar em uma fazenda no Mississippi rural, onde eles lutam para lidar com o racismo e se adaptarem à vida após a guerra.

Leia o roteiro do filme em inglês: Mudbound

Você se interessa por roteiros? Talvez você curta esses links aqui:

Como se tornar roteirista (em cinco passos nada fáceis)
Onde encontrar roteiros de filme para ler
Curso de Estrutura de Roteiro

CADASTRE O SEU EMAIL PARA RECEBER MAIS TEXTOS DA ESCREVO ♥